Planejamento tributário; Ferramenta para o controle empresarial e a importância do profissional contábil
Planejamento tributário é a metodologia para se obter um menor ônus fiscal sobre operações ou produtos, utilizando-se meios legais. Também chamado de “elisão fiscal” (não confundir com “evasão fiscal” – sonegação). A base de um adequado planejamento fiscal é a existência de dados regulares e confiáveis. A contabilidade, sendo um sistema de registros permanentes das operações, é um pilar de tal planejamento. O contabilista é peça fundamental na elaboração e execução do planejamento tributário. Afinal, ele comanda uma série de operações internas da empresa, normalmente sendo responsável por múltiplos controles, conciliações e apurações de impostos. Além disto, ele coopera ou coordena equipes internas, sabendo de deficiências e pontos críticos que podem gerar falhas na execução do planejamento. De nada adianta um ótimo planejamento fiscal, por exemplo, se as simples rotinas estão sendo executadas por pessoas desmotivadas e sem treinamento suficiente, pois parte do esforço fiscal pode estar sendo perdido por erros.
A Importância do Profissional Contábil
Com o grande avanço das novas tecnologias de informação na área contábil é necessário o entendimento e a eficiência do profissional de Contabilidade nos dias de hoje para tomada de decisões. O Contador passou a ser reconhecido como um profissional imprescindível e absoluto no controle das informações que auxiliam a tomada de decisão. Consultores tributários, da área societária, auditores, controles e analistas financeiros, entre outros, são profissionais da Contabilidade considerados como indispensáveis por grandes empresas que integram o mercado atual.
A história da contabilidade é tão antiga quanto à da humanidade, e vem se desenvolvendo cada dia com a grande necessidade de evolução, pois com o grande avanço tecnológico, o crescimento das empresas e surge a importância da contabilidade gerencial para tomada de decisões, pois esta tem como função que é