Questao social e servico social no brasil
A implantação da 1° escola de serviço social, no Brasil afirma que a profissão surgiu pela necessidade de um tratamento mais qualificado aos problemas sócias, nos marcos do capitalismo do século XIX, com uma postura reformista, e defendida pelos movimentos sócias vinculados ao catolicismo social. E que tais problemas eram mais o resultado indesejável da industrialização do que das razões estruturais do sistema em vigor.
De acordo com as palavras do autor podemos concluir que o serviço social foi implantado na sociedade com o intuito de sanar os problemas sociais vigentes, objetivando sempre o bem comum da sociedade.
2. O que significa dizer que o serviço social e uma profissão parametrada pela relação capital x trabalho?
Baptista (2006), numa palestra recente afirmou que o serviço social é uma profissão parametrada pela relação capital x trabalho e que as pioneiras, desde sempre, enfrentaram as diferentes expressões da questão social, em que pese à literatura do serviço social nem sempre fazer justiça as suas atribuições.
Entende-se que desde sempre as pioneiras enfrentaram dificuldades para resolver os problemas da questão social, onde muitas das vezes o capital gerava o lucro e este era para poucos, sendo assim beneficiando somente algumas pessoas.
3. Explique a institucionalização do serviço social no Brasil: qual foi sua determinação?
Serviço social é explicada como diretamente vinculada á emergência de novas classes sócias, engendradas pelo avanço do processo industrial, capitaneado por moeda norte-americana em substituição á hegemonia inglesa da fase colonial. Nossa conclusão provisória é de que a institucionalização do serviço social no Brasil foi determinada quando o Estado e a Igreja católica se organizaram, através de um largo aparato institucional, para dar conta das demandas sociais provenientes das lutas e organizações dos