Diversos
Natália Gomes Muniz1
RESUMO
Realizou-se o estudo, a fim de se verificar algumas propriedades do carbono, por meio de algumas reações simples. Através de aquecimento de bicarbonato e carbonato de sódio em tubos de ensaios distintos conectados, cada um, a outro tubo que continha solução de hidróxido de cálcio, verificou-se que apenas os bicarbonatos se decompõem quando submetidos á aquecimento. Já quando colocados em meio ácido, verificou-se que ambos se dissolvem completamente. Entretanto, as reações ocorrem de maneira distinta uma vez que, o carbonato de sódio reage com ácido em uma reação exotérmica, já bicarbonato reage com ácido em uma reação endotérmica. Por fim, verificou-se que, da reação entre soluções de sulfato de alumínio e carbonato de sódio ocorre a formação de um precipitado branco, gelatinoso, o hidróxido de alumínio.
PALAVRA CHAVE: carbono, carbonato, bicarbonato, sódio
INTRODUÇÃO
De todos os elementos do grupo 14, o carbono é o que forma mais óxidos, sendo que um dos mais importantes é o CO2. O gás carbônico se apresenta como um gás incolor muito utilizado na indústria química. Quando em solução aquosa, dá origem ao ácido carbônico, que por sua vez, se dissocia originando os carbonatos e hidrogenocarbonatos, amplamente utilizados neste estudo.
O íon carbonato é incolor e, portanto, os carbonatos de metais do grupo 1 e 2 são brancos. Os carbonatos de metais do grupo 1, com exceção do lítio, são muito solúveis em água, estáveis ao calor e fundem sem sofrer decomposição. Já os carbonatos do grupo 2 se decompõem quando submetidos á aquecimento e a estabilidade dos carbonatos deste grupo aumenta com o tamanho do íon metálico.
Quanto aos bicarbonatos, são conhecidos apenas dos metais do grupo 1 e de amônio. São sólidos incolores e um pouco menos solúveis que os