O servi o social na rea da educacao
A situação da educação no Brasil não é a das melhores, vemos todos os dias as lutas dos profissionais que atuam na área para garantia dos seus direitos e melhoria na condição do trabalho. Apesar de ser um campo de atuação do serviço social, observamos que são poucos os profissionais que atuam nessa área.
Estatísticas mostram que uma grande maioria que inicia os estudos não conclui nem o ensino fundamental, a falta de interesse e baixo rendimento são algumas situações. Tendo em vista as dificuldades enfrentadas pelos alunos, é um desafio para o serviço social atuar nessa área, pois quando é analisado o problema é observado que não é apenas na escola que deve se intervir, pois, o problema é social, está muitas vezes relacionado entre o aluno e sua a família.
O serviço social nesse âmbito contribui com a realização do diagnóstico social, pois com esse instrumento é possível identificar analisar e diagnosticar a problemática social vivida e possíveis intervenções que podem ser tomadas visando sanar ou atenuar as causas dos problemas sociais em relação aos alunos. Outro instrumento muito utilizado pelos profissionais do Serviço Social é os encaminhamentos, depois de diagnosticar e identificar a situação, os profissionais fazem os encaminhamentos necessários para a rede sócio assistencial.
As contribuições do Serviço Social nesse espaço sócio-ocupacional
[...] consiste em identificar os fatores sociais, culturais e econômicos que determinam os processos que mais afligem o campo educacional no atual contexto, tais como: evasão escolar, o baixo rendimento