O SERTANEJO
RESUMO E ANÁLISE DA OBRA
“O SERTANEJO”
DÉBORA MELLO RIBEIRO
2º ANO DO ENSINO MÉDIO
ELAINE
LITERATURA
MAIO – 2015
ITARARÉ - SP
Resumo do livro:
O livro “O sertanejo”, romance regionalista de José de Alencar, retratado no século XVIII, conta a história de Arnaldo: vaqueiro independente cresceu no sertão de Quixeramobim, nas terras do capitão-mor Campelo: rico fazendeiro que vive com sua família na fazenda da Oiticica e em especial com sua filha D. Flor, por quem Arnaldo passou toda a sua infância como irmãos e agora se vê completamente apaixonado.
Entretanto, depois de sua adolescência, Flor já não participava das aventuras com Arnaldo e amigos. Tornou-se uma moça tímida e senhora de respeito. Esse amor era, portanto, por parte somente do sertanejo, que a seguia onde quer que fosse e jurava sua vida para protege-la.
Era um amor vassalo, com idealização, Arnaldo a considerava uma santa, digna de toda a adoração.
Depois de um longo período viajando, em Recife, o capitão-mor e sua família retornavam a Oiticica. Flor se afastou deles e seu cavalo se assustou com o fogo pois ali alguém havia provocado um incêndio. Arnaldo, sempre no encalço de Flor secretamente, viu o que estava acontecendo e logo foi ajudar ao perceber que ela não conseguia escapar das chamas e estava prestes a desmaiar.
Arnaldo correu e conseguiu salvá-la, mas Flor estava desmaiada. O sertanejo a levou para casa antes que chegasse a família, para que não o vissem - até então Arnaldo tinha pedido para sair dos serviços da fazenda na mesma época da viagem de Campelo para Recife para poder seguir Flor sem que ninguém soubesse.
Dias depois do susto do incêndio ter passado e tudo já tinha voltado ao costume, o capitão-mor tinha certeza que o causador era Jó, grande amigo de Arnaldo: as marcas do fogo começavam na casa dele. Assim que o sertanejo apareceu na fazenda Campelo perguntou a ele por onde andava Jó pois ele e seus homens iriam atrás dele.
Arnaldo