O Ser Humano
O ser humano é um ser que possui vários tipos de necessidades (fisiológicas e psicológicas), sendo também um ser social, histórico, sentimental, que fala, sente, reage, age e etc...
Lev Vygotsky (1896 – 1934)
Advogado, mais de 200 trabalhos científicos escritos. Sua teoria é interacionista:
Desenvolvimento ocorre num processo de interação interno e externo. O sujeito individual e social se integra. O sistema psicológico não está pronto e também, não é recebido pronto, é interacionista.
O desenvolvendo desse “ser”, vem de dentro pra fora, a aprendizagem é que promove o desenvolvimento, então, é o aprendizado que impulsiona o desenvolvimento. Mas, o ser humano tem grande diferença dos outros seres (animais), por exemplo: “A diferença entre esses dois seres é obvia, se um ser humano avista algo de seu interesse pessoal, como algo que irá usar no dia-a-dia, logo ele irá atrás desse mesmo objeto sem pensar muito, mais o animal(selvático) não tem esse mesmo instinto de necessidade, o animal(selvático) se quer sabe o que vai precisar no seu dia-a-dia e não é dotado desses mesmos sentimentos que o ser humano tem”. “únicos seres que são muito pouco parecidos com os seres humanos são as formigas e as abelhas, pois as abelhas produzem, e as formigas trabalham.”
Consciência – o homem tem consciência de seus comportamentos é o que dá condições de avaliar, fazer escolhas e agir sobre o mundo (somos seres pensantes).
Instrumentos - A relação do indivíduo com o mundo é mediada e intermediada por instrumentos criados pela tecnologia ou por signos. São as ferramentas, máquinas, equipamentos, recursos materiais e logísticos, outros que foram criados pela tecnologia.
Linguagem – é o elemento concreto que permite ao homem ter a consciência das coisas. A linguagem possibilita o Ser Humano comunicar e pensar. Não parando por aí, existem vários tipos de linguagem que o ser humano usa, como linguagem escrita, libra, linguagem corporal, sinais, entre outros.