O santo inquerito
- Número de vértebras:
A coluna vertebral é constituída pela superposição de uma série de ossos isolados denominados vértebras. Superiormente, se articula com o osso occipital (crânio); inferiormente, articula-se com o osso do quadril ( Ilíaco ). A coluna vertebral é dividida em quatro regiões: Cervical, Torácica, Lombar e Sacro-Coccígea. São 7 vértebras cervicais, 12 torácicas, 5 lombares, 5 sacrais e cerca de 4 coccígeas. Ao todo são 33 vértebras no ser humano.
- Curvaturas da Coluna Vertebral:
Vista pela lateral, a coluna tem várias curvaturas consideradas fisiológicas. Chamadas : cervical (LORDOSE), torácica (CIFOSE), lombar (LORDOSE) e pélvica (CIFOSE). Quando uma destas curvaturas está aumentada, chamamos de HIPERCIFOSE (Região dorsal e pélvica) ou HIPERLORDOSE (Região cervical e lombar). Numa vista anterior ou posterior, a coluna vertebral não apresenta nenhuma curvatura. Quando ocorre alguma curvatura neste plano chamamos de ESCOLIOSE.
- Nome de cada região da coluna com uma imagem:
- Quatro patologias (doenças/deformidades):
Hérnias discais lombares: Apresentam, como quadro clínico, dor lombar (lombalgia, lumbago) freqüentemente associada a dor em choque, formigamento, perda de sensibilidade ou força em um dos membros inferiores, raramente com acometimento do controle urinário e fecal e da potência sexual.
Escoliose (Deformidades da Coluna): Na medicina trata-se de deformidade da coluna vertebral, em forma de “S” quando se olha o paciente de costas. Entretanto existem outros desvios da coluna que podem estar associados: rotação vertebral, o aumento da curvatura dorsal acima da cintura chamado cifose, o aumento da curvatura lombar abaixo da cintura chamado lordose.
Neoplasmas (tumores) : Um tumor (ou tumores ) é comumente utilizada como um sinónimo de um neoplasma (um sólido com lesão que podem ou não podem ser formados por um crescimento anormal de neoplásicas