O Salto Com Vara Um Esporte Incr Vel Para Se Assistir
1010 palavras
5 páginas
O salto com vara é um esporte incrível para se assistir. A técnica do atleta que faz salto com vara (que chamaremos de saltador) pode ser bastante fluida e graciosa: é o resultado de uma técnica altamente estudada e planejada para otimizar a conversão de energia.Foto cedida por www. TullyRunners.com
O Salto com vara teve origem na Europa, onde homens a usavam para cruzar canais cheios de água
Neste artigo, vamos saber um pouco mais sobre a história do salto com vara e sobre a física envolvendo o esporte.
Entenda mais sobre esse esporte
Foto cedida por www.TullyRunners.com
A vara para salto é um equipamento muito avançado. É construída com material composto por fibra de carbono e fibra de vidro em várias camadas. A vara deve ser capaz de absorver toda a energia do saltador quando ela curva e retornar toda a energia quando volta à posição normal. Esses materiais de, compostos avançados, perdem pouca energia quando se dobram e têm uma boa proporção força/peso.
Um saltador de aproximadamente 90 kg precisa colocar duas vezes mais energia sobre a vara do que um saltador com aproximadamente 45 kg. Mas a vara deve curvar na mesma intensidade, significando que um saltador mais pesado precisa de uma vara mais rígida do que o saltador mais leve. Logo, a rigidez da vara para salto deve ser cuidadosamente ajustada com o peso do saltador.
Qualquer coisa que ajude o saltador a correr mais rápido vai auxiliá-lo a ir mais alto. Reduzir o peso da vara para salto é uma maneira óbvia para ajudar o saltador a ir mais rápido. As varas de fibra de carbono utilizadas hoje são mais leves do que as varas para salto usadas no passado fabricadas com madeira, bambu ou metal.
História do salto com vara
Foto cedida por www.TullyRunners.com
O salto com vara tem origem na Europa, quando os homens usavam o instrumento para cruzar os canais de água. O
objetivo era a distância ao invés da altura.
No final do século XIX, as faculdades deram início às competições