O Saber de ser Pai
Introdução
A proposta de elaboração de um pré-projecto surge no âmbito da Unidade Curricular de Investigação em Serviço Social, lecionada pela Professora Doutora Alcina Martins. Esta proposta surge por ser muito importante para um futuro Assistente Social, a elaboração de projetos de investigação que levem do conhecimento para uma ação cada vez mais sustentada e reconhecida. “A pesquisa assume, assim, um papel decisivo na conquista de um estatuto académico que possibilita aliar formação com capacitação, condições indispensáveis, tanto a uma intervenção profissional qualificada, quanto à ampliação do património intelectual e bibliográfico da profissão…” (Guerra:pág.1).
Depois de diversas leituras feitas relativamente à parentalidade e à questão das famílias multiassistidas, pudemos verificar que estas questões ainda são muito mal-encaradas na sociedade em que vivemos. Apesar de não ser algo novo, pois diversas noticias que enchem os nossos meios de comunicação, mostram cada vez mais que se cometem sistematicamente diversas atrocidades nos direitos das crianças e na questão do poder paternal.
O que verdadeiramente se pode realçar é o facto de ser as crianças que correm sempre o maior risco de estar em perigo. Este é o facto que me levou a estudar este tema, pois ser “pais” muita gente sabe o que é, mas pouca sabe o ser, porque para o ser é necessário que garantam as condições básicas e de segurança da criança. Deste modo, surge a ideia de ir investigar sobre as competências parentais, mais especificamente naquelas famílias que necessitam de suportes de ajuda, para garantir a sua subsistência, mas também a dos seus filhos, daí o surgimento do tema para este pré-projecto que incidirá sobre as competências parentais nas famílias multiassistidas.
Enquadramento Teórico
Um pré-projecto de investigação implica que se saiba verbalizar sobre o que pretendemos investigar. A investigação é muito importante