RELATÓRIO SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NUMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA.
CAMPUS I- POLO ARAPIRACA
6º PERÍODO DO CURSO DE LETRAS
Débora Vasconcelos Lima
RELATÓRIO SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NUMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA.
ARAPIRACA-AL.
2011
O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
A pesquisa fora realizada numa escola da rede pública e visa analisar o processo de ensino/aprendizagem da língua Portuguesa, com base em questionários apresentados a seis alunos e a um professor de português do 9° ano do ensino fundamental, e principalmente no livro didático que dá suporte a esse ensino.
É extremamente preocupante o quadro educacional do país, não só com relação ao ensino de Língua Portuguesa, como também com relação ao ensino num contexto mais amplo. A análise estatística de dados pertinentes à educação no Brasil nos evidencia dados alarmantes, como por exemplo, o baixo índice de aprendizagem por parte dos alunos. São evidências de um ensino de má qualidade que está embasado em moldes defasados e que se encontra totalmente perdido, dependendo de incentivos e investimentos políticos e de metas a serem alcançar.
Para Marcos Bagno, doutor em Lingüística da USP, os péssimos resultados nos índices escolares no ranking mundial é a maneira equivocada com que a escola encara o ensino de Língua Portuguesa: "Pesquisas apontam que o grande foco do ensino de língua portuguesa está na gramática, pois a maior parte dos professores dedica setenta por cento de suas aulas às normas, quando a ênfase deveria ser na leitura e na escrita". É notável perceber que o comentário feito acima prova que as escolas estão ensinando muitas coisas, mas não o essencial: o domínio da linguagem. Dentre os conteúdos que a escola trabalha, em todos os níveis e em todas as disciplinas, só há uma prioridade na escola brasileira, ensinar a ler e entender o que está escrito, a interpretação que é o mais importante é deixada de lado.
Os inúmeros motivos para que a educação no Brasil seja um