Topografia-planimétrico
CENTRO DE TECNOLOGIA
ENGENHARIA AMBIENTAL
RELATÓRIO 01:
LEVANTAMENTO PLANIMÉTRICO
Bruna Guilherme
Kílvia de Freitas
Thairianny Freitas
Fortaleza, 2012
1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS
O presente relatório abordará o levantamento planimétrico de uma poligonal de quatro vértices, incluindo todos os cálculos, operações e descrições de procedimentos relativos ao levantamento em questão, tais como: cálculo do erro angular obtido, correção dos ângulos medidos em campo, cálculo dos azimutes correspondentes a cada vértice (estação) da poligonal, cálculo do erro de fechamento linear, cálculo das projeções e de suas correções, cálculo das coordenadas finais, cálculo da área da poligonal etc.
Nos levantamentos já referidos, aferiram-se ângulos externos entre os alinhamentos através de uma estação total; além disso, as distâncias entre cada estação e também entre uma estação e os pontos de detalhes levantados foram obtidas com o auxílio de uma trena milimetrada. As distâncias foram determinadas tomando-se como base estacas de 20 metros. A poligonal estudada teve seus vértices nomeados como I1,J1, A3 e H1.
2. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
O levantamento planimétrico se ocupa da determinação espacial de um par de coordenadas (x, y) referentes a pontos cujas posições se desejam conhecer. Porém, nem sempre é viável ou possível obter diretamente as coordenadas planimétricas necessárias para a locação de, por exemplo, vértices de um edifício a ser construído. Uma maneira usual de realizar tal operação é através de coordenadas polares, através das quais se obtém um ângulo θ e uma distância “d”, dados que podem ser facilmente convertido em coordenadas cartesianas através de noções trigonométricas básicas.
Uma maneira eficaz e rigorosa de obter ângulos e distâncias de um ponto é o levantamento planimétrico através de uma estação total / teodolito, podendo as medidas lineares (distâncias) serem