O Romantismo
O amor impossível depende de grandes gestos de solidariedade para que possa sobreviver (no caso, o esforço do pai adotivo de Cosette ao salvar o noivo das barricadas destruídas) faz a glória dos grandes momentos românticos da literatura.
O sentimentalismo do Romantismo se faz presente no início, quando o bispo fica ao lado de Jean.
Outro momento é quando Jean deveria matar Javert , mas Jean o leva para o beco, atira para cima e indica o caminho para a liberdade do policial.
Resumo:
Este filme foi uma adaptação de um musical que por sua vez foi inspirado em uma obra de Victor Hugo.
O filme se passa na frança durante as duas grandes batalhas: a batalha de waterloo que representou o fim do sonho imperialista de Napoleão e os motins, quando os estudantes republicanos tentaram, em vão, derrubar o regime do rei Luis Filipe I
Jean é condenado a prisão, e depois de ser posto em liberdade é rejeitado pela sociedade por ser um ex-presidiário e um bispo muda a vida dele dando-o uma oportunidade de mudar. Jean segue uma vida honesta e se torna dono de uma fabrica e prefeito. Mas o inspetor Javerd não deixa de persegui-lo.
Em sua fabrica trabalhava uma mulher que acabou sendo despedida por ser mãe solteira e não tendo outro jeito de sustentar a sua filha ela vendeu os seus cabelos, seus dentes e depois acabou na prostituição. Jean toma conhecimento de sua situação quando o inspetor Javert ia prendê-la, mas ela caba morrendo deixando a sua filha Cosette com um casal que maltratavam e obrigavam a menina a fazer trabalhos pesados enquanto mimavam a própria filha. Após a menina crescer eles retornam a cidade natal da menina e ela logo se apaixona por um garoto que estava envolvido na revolução, ele tenta se comunicar com ela através de uma carta, mas a irmã de criação de cosette intercepta a carta e só a entrega quando está prestes a morrer. E ai é onde acontecem os motins. barricadas são criadas nas ruas para impedir