O retrato de dorian gray - agente passivo e ativo
SUJEITO PASSIVO: É aquele que se deixa governar e arrastar por seus impulsos, inclinações e paixões, pela circunstâncias, pela boa ou má sorte, pela opnião alheia, pelo medo do outro, pela vontade de um outro.
SUJEITO MORAL ATIVO: ... É aquele que controla interiormente seus impulsos, suas inclinações e suas paixões, tem consideração pelos outros sem se subordinar sem se submeter cegamente a eles, responde pelo que faz, julga suas próprias intenções e recusa qualquer tipo de violência contra sí e contra os outros.
Podemos perceber no livro O Retrato de Dorian Gray a presença de sujeito passivo e moral ativo.
Dorian – No começo do livro (antes de Dorian conhecer o Lord Henry) podemos perceber que a personagem é ativa, pois controla seus impulsos, paixões, medos etc. No entanto a partir do momento que Dorian conhece Lord Henry ele começa a deixar governar-se pela opinião do Lord, ou seja, ela faz tudo que Lord Henry lhe diz ser o certo, não ligando mais até mesmo para o que seu amigo Basil dizia.
Basil – É a única personagem da obra que mostra-se ativo. Basil preocupa-se com Dorian, no entanto não muda suas atitudes perante a grande mudança do mesmo. É sempre educado com os demais, pensando sempre antes de falar e possui total consideração pelas outras pessoas. * Basil mostrando o quanto considera Dorian
“ - Harry, Dorian Gray representa para mim unicamente um motivo de arte. Você poderá não ver nele nada de especial. Eu vejo tudo. A sua presença na minha obra não é menor quando não se encontra nela a sua imagem.
Como já afirmei, ele é uma sugestão de um novo estilo. Descubro-o nas curvas de certas linhas, na beleza e nas subtilezas de certas cores. Nada mais.”
“- Dorian Gray é o meu mais querido amigo.1ém uma índole simples e bela. O que a sua tia disse dele é absolutamente correcto. Não o estrague. Não tente influenciá-lo. A sua influência sobre ele seria nociva. O mundo é vasto e