O resumo livro ponto de mutação
RESUMO DO LIVRO:
O PONTO DE MUTAÇÃO
DEZEMBRO 2014
RESUMO
O Ponto de Mutação é um livro de Fritjof Capra publicado em 1983. O nome do livro foi extraído de um hexagrama do I Ching. Nele, Capra compara o pensamento cartesiano ao paradigma emergente no século XX. O pensamento Cartesiano está embasado no paradigma mecanicista, sobre o qual foi construído o conhecimento da humanidade, nas escolas, nas religiões e na sociedade.
Este modelo de conhecimento é insustentável e levou o planeta à insustentabilidade, colocando a humanidade sem saída. Daí que a humanidade demandou um novo modelo de conhecimento, embasado no paradigma holístico. Ponto de mutação quer dizer ponto de mudança. É o ponto de transição do paradigma mecanicista para o paradigma holístico.
Nele, é comparado o pensamento cartesiano ao paradigma emergente no século XX. O primeiro é reducionista e modelo para o método científico desenvolvido nos últimos séculos. O segundo, holístico ou sistêmico, vê o todo como indissociável; o estudo das partes não permite conhecer o funcionamento do organismo. As comparações são feitas em vários campos da cultura ocidental atual, como a medicina, a biologia, a psicologia e a economia.
Ponto de Mutação explora os seguintes aspectos: Localização geográfica e contexto histórico; Identificação e caracterização dos principais protagonistas; Caracterização e comparação da situação da mulher cientista, do político e do poeta no nordeste contemporâneo brasileiro e no ambiente do livro.
Apresentação das suas impressões gerais sobre o livro mostra seus pontos fortes e fracos, opinando sobre o seu impacto educativo o tratamento que o diretor da às questões da ciência, cultura, educação e da vida em um modo geral.
O autor compara as semelhanças entre os conceitos da filosofia oriental – em especial, a chinesa – com as recentes descobertas da física ocidental. Essa semelhança põe “em cheque” o