o resgate da autoestima escalpelamento
9 RESULTADOS ESPERADOS.................................................................................9
10 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS....................................................................10
INTRODUÇÃO
O trabalho pretende apontar os subsídios do serviço social ao longo da história e suas contribuições para a sociedade em cada período. Neste, será analisado o desenvolvimento do serviço social como profissão no Brasil, a partir do processo histórico societário, considerando a influência da Igreja católica no início e a influência da Igreja Evangélica na prática do serviço social na atualidade. Que por sinal, sabe-se que a igreja católica teve uma grande participação desde os primórdios, pois as primeira práticas de assistencialismo aconteceram neste momento e que depois a profissão foi regulamentada.
2 DELIMITACAO E FORMULACAO DO PROBLEMA
O serviço social tem se transformado desde sua origem, uma vez que estas transformações estão diretamente ligadas com as alterações e transformações da própria sociedade, e por conseguinte serão observadas as consequências destas transformações societárias no processo de legitimação e institucionalização do serviço social, visto que é impossível falar de serviço social e sua trajetória histórica sem falar da própria história da sociedade.
Na idade Média vemos a prática do serviço social com a filantropia.
Com a ascensão do catolicismo esta prática se dá não somente como prática a caridade como também para manter o controle sobre as pessoas desfavorecidas da época. Na década de 30 a emergência da profissão encontra-se relacionada também à articulação dos poderes dominantes (burguesia industrial, Igreja Católica e Estado Varguista) na