O relato com ferramenta de comunicação empresarial interna e externa
1. Introdução
Nos últimos anos, as empresas aumentaram seu interesse pelos relatos e os efeitos do processo de comunicação nos ambientes de trabalho – público interno e externo, originando assim uma série de estudos da linguagem como instrumento profissional. Em razão de uma necessidade específica e profissional, atualmente se estuda nos cursos superiores os relatos e relat´órios de forma instrumental, sobretudo nos cursos administração.
Esses relatos/relatórios são direcionados a um público alvo que emprega a língua como instrumento específico no processo de comunicação e produção textual na mediação de informações aos investidores e usos das novas tecnologias na confecção e divulgação dos textos, considerando-se, ainda, que o modo de organização do texto segue um padrão instituído pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Ao estudarmos o retato/narrativa como instrumento, queremos levar ao público, comunicações necessárias ao bom desempenho de suas funções profissionais e como ponte entre executores e investidores de uma organização empresarial. Desse modo, o relatório na formação de administradores fornece um manancial de elementos que auxilia na estruturação de textos coerentes e coesos, por meio de uma linguagem objetiva e cordial, entre outras características igualmente relevantes ao desempenho da profissão com qualidade e valores humanos.
Nessa linha de pensamento, este estudo tem por objetivo analisar e refletir sobre o processo de comunicação com os investidores realizados por três organizações empresariais distintas, ao padronizar as atividades de divulgação de dados e informações diversos.
2. Analisando as questões propostas
Na sociedade contemporânea, a maioria das empresas, organizações e instituições estão pesquisando sobre as formas de comunicação e relação interna, sendo o principal veículo de compreensão e registro oficial entre os profissionais e