portifolio
1 INTRODUÇÃO
Neste trabalho iremos poder observar as imposições de um mercado em constante mudança onde se exigiram uma atuação conjunta e eficaz dos profissionais, para oferecer às organizações instrumentos que realmente pudessem atender a demanda social por informação. Encontrar meios que satisfaçam as necessidades dos consumidores e dos diversos públicos, e um desafio para os gestores da atualidade.
Este processo de mudança permanente interfere no relacionamento entre pessoas, organizações e estados. Analisando do prisma de um processo evolutivo, vamos observar que os avanços tecnológicos excitam a política da globalização e esta exige um sistema de comunicação entre pessoas, grupos e organizações, mais dinâmica, ágil, eficiente e eficaz. O conceito da comunicação nas empresas surgiu na década de 80, quando algumas empresas começaram a sentir uma necessidade de desenvolver estratégias para integrar suas ferramentas de comunicação.
2 DESENVOLVIMENTO
A comunicação é um fator decisivo para a imagem de uma empresa no mercado. É fundamental possuir uma estratégia global de comunicação eficaz e adaptada à realidade da empresa. Uma estratégia bem elaborada permitira que todos os seus esforços de comunição sejam coerentes, coesos e contínuos. É, em suma, o instrumento que permite transformar as orientações de planejamento de marketing em ações de comunicação concretas e eficazes. Do latim “communicare”, comunicação significa pôr em comum, conviver. Este “pôr em comum” implica que transmissor e receptor estejam dentro da mesma linguagem, caso contrario não se entenderão e não haverá compreensão. Assim, comunicação deve levar consigo a ideia de entendimento. E para que haja entendimento é necessário um processo de comunicação completo e coeso composto por emissor-meio/mensagem-receptor e feedback.
A