o rei das farmácias pague menos
Ana Carina Cararo Susin
O rei das farmácias pague menos
Caxias do sul, 2012
Ana Carina Cararo Susin
o rei das farmácias pague menos
Trabalho apresentado ao Curso (nome do curso) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina [Nome da Disciplina].
Prof. Elizete Alice Zampronio de Oliveira
Mônica Maria Silva
Wilson Salvalagio
Caxias Do Sul
2012
Introdução
Neste trabalho, veremos a trajetória de sucesso das Farmácias Pague Menos. Demonstrando como Francisco de Queirós, 63 anos, conseguiu transformara farmácia Pague Menos em uma rede de grande responsabilidade social. Levando em conta seu grande potencial de crescimento, utilizando táticas para cada vez mais atrair clientes, visando a satisfação dos mesmos.
Desenvolvimento
O Cearense Francisco Deusmar de Queirós, 63 anos, na década de 50, começou a trabalhar e ganhar seu próprio dinheiro, ainda menino, em Fortaleza, Ceará. Segundo Francisco, “Depois da aula, meu pai me dava banana, laranja e rapadura de nossa mercearia para eu vender na rua.”
Nos anos 80, ele viu que havia uma enorme oportunidade de empreendimento: vender remédios a preço baixo para pessoas de baixa renda do Nordeste.
Hoje, Queirós é dono de uma das maiores redes de farmácias do país, a Pague Menos, que em 2010 faturou mais de 2 bilhões de reais. Ele conta a Exame PME como fez para obter tanto sucesso e avisa: “O que vale para um estado nordestino pode não valer para outro.”
Queirós nasceu e Amontada, onde passou parte de sua infância. Seu pai apenas completou o primário, mas queria que ele estudasse para se formar em uma faculdade. Se mudou aos 7 anos para Fortaleza, onde abriram uma mercearia.
Queirós prestou vestibular de Administração na Universidade Federal do Ceará. Pretendia trabalhar numa empresa