o Racismo
Preconceito racial –
1. Ambos lutaram contra a segregação racial, em sociedades com tradição de grande violência.
2. Ambos escolheram como método de luta a não-violência e como modelo pessoal o Mahatma Gandhi. Mas enquanto para King a não-violência era um princípio ético, para Mandela ela sempre representou uma tática; ele admitia a ação violenta em casos extremos.
3. Ambos foram líderes políticos que atuaram no seio de comunidades negras discriminadas e não acima delas. Rejeitaram, portanto, se apresentar como salvadores do povo oprimido. Consideravam-se, antes, meros incentivadores da autolibertação de suas comunidades.
Desenvolvimento
II - Martin Luther King Jr.
(1929 - 1968)
Formação pessoal – Pastor da Igreja Batista e doutor pela Universidade de Boston.
Principais etapas de sua ação pública
1) Boicote do serviço segregacionista de transporte por ônibus em Montgomery (Alaba-ma):
1º/12/1955: Rosa Parks ocupa um assento reservado a brancos num ônibus, recusa-se a se levantar e é presa.
05/12/1955: Formado o grupo de protesto da comunidade negra, que elege M. L. King Jr. como seu líder, decide-se iniciar um boicote do serviço municipal de transporte público por ônibus.
Janeiro de 1956: King é preso, processado e condenado a pagar uma multa por excesso de velocidade ao guiar seu automóvel. Sua casa é atacada com uma bomba. Reunindo a comuni-dade negra, King prega a ação não-violenta contra a segregação racial.
Fevereiro de 1956: King é condenado judicial-mente por violar a lei municipal de segregação de raças no transporte público.
Março de 1956: nova condenação judicial por liderar o boicote ilegal do serviço de ônibus.
Novembro de 1956: A Suprema Corte dos Estados Unidos julga inconstitucionais as leis de segregação racial nos serviços de transporte público.
2) Movimento de protesto contra a segrega-ção racial em restaurantes (sit-in movement):
Fevereiro de 1960: Início do movimento em Atlanta (Geórgia). Apelo dos estudantes a