O racismo no Brasil
Este trabalho tem o objetivo de mostrar uma pesquisa sobre a atual situação do racismo no Brasil, devido aos escândalos que temos presenciado no nosso futebol brasileiro. Abre-se então uma discussão sobre a existência ou não do racismo, como ele influencia e onde ele está presente. É lamentável a situação que estamos e preciso ser estudada uma solução.
O racismo no Brasil
O Brasil que conhecemos já foi um país onde não havia diversidade de raças e os únicos habitantes eram os índios. Isso começou a mudar com a descoberta dos europeus que iniciaram uma grande colonização aqui. Eis o início do racismo no Brasil! Os brancos europeus, que se sentiam superiores à raça negra os escravizava e os traziam para o Brasil através dos conhecidos “navios negreiros”. Ao mesmo tempo, guerreavam e dominavam os próprios nativos, ou seja, nossos índios, e assim permaneceu por muito tempo.
A luta pela abolição da escravatura foi longa, desde o histórico Zumbi dos Palmares em 1580 até de fato acontecer no dia 13 de maio de 1888. Veja abaixo uma cronologia dos principais marcos desse processo:
1822 - É proclamada a independência do Brasil. A alteração do regime político nacional impulsiona o debate sobre o regime econômico.
1823 - José Bonifácio, o “patriarca da independência”, faz severas críticas ao modelo escravista na Assembléia Constituinte de 1823. O ato contribuiu para impulsionar a luta contra o trabalho escravo.
1831 - No dia 07 de novembro, é promulgada uma primeira lei de proibição do tráfico negreiro. No entanto, essa determinação judicial não chegou a ser de fato aplicada.
1845 - Em 08 de agosto, a Inglaterra promulga o Slave Trade Suppression Act, ou “Ato de supressão do tráfico negreiro”, conhecida no Brasil como Bill Aberdeen. Com esse decreto, o país europeu proibiu a comercialização de escravos entre a África e a América. O tráfico continuou a ser praticado clandestinamente, o que encareceu o preço da mão-de-obra escrava e levou a um forte