O quê você quer perguntar?
Objetivo:
Este laboratório tem o objetivo de explorar as informações contidas no cabeçalho do protocolo IP, o protocolo ICMP e o protocolo ARP.
1. O Protocolo ICMP e os comandos traceroute e ping
Os comandos traceroute e ping são comandos muito utilizados por administradores de redes para verificar a conectividade da rede. Ambos confiam em respostas ICMP emitidas por hosts e roteadores conectados na internet, embora nem todos equipamentos estejam habilitados a responder tais pacotes. A – Captura de Pacotes. ● Inicie a captura de pacotes no Wireshark ● Execute o comando traceroute: traceroute www.uol.com.br ● Execute o comando ping: ping www.google.com -c 3 ● Lembre de utilizar servidores de destinos diferentes para separar facilmente os pacotes resultantes no Wireshark ● Pare a captura de pacotes no Wireshark B – Análise de Pacotes a) Interprete a saída exibida no terminal para cada um dos comandos. b) Identifique os pacotes resultantes do comando traceroute e ping. c) Para esses pacotes, descreva o padrão observado nos valores do campo Identification do cabeçalho dos datagramas IP. d) Para os pacotes ICMP, identifique os números correspondentes a tipo e código ICMP. e) No cabeçalho IP, verifique quais os protocolos utilizados nas camadas superiores para cada comando. f) Descreva como cada um dos comandos funcionam em termos dos pacotes enviados e recebidos. Lembre-se que o comando traceroute faz uso do campo TTL. g) É possível implementar esses comandos utilizando as APIs vistas no curso? Se não, o que uma API deve prover para que tal implementação seja possível?
2. Fragmentação de Pacotes IPs
O valor do MTU designa a quantidade máxima de bytes que podem ser transportados por um dagrama IP e normalmente é determinado pela tecnologia na camada de enlace. O MTU engloba tanto a carga útil de um datagrama IP, quanto seu cabeçalho. O valor do MTU pode ser verificado utilizando o comando: ifconfig. Nesta