O qué literatura?
O QUE É LITERATURA?
“Uma coisa é escrever como poeta, outra coisa como historiador: o poeta pode contar ou cantar coisas não como foram, mas como deveriam ter sido, enquanto o historiador deve relatá-las não como deveriam ter sido, mas como foram, sem acrescentar ou subtrair da verdade o que quer que seja”.
Nestas palavras do escritor espanhol Miguel de Cervantes, fica claro a concepção de Literatura, que, sendo a arte da palavra, permite ao artista/escritor inventar e criar os fatos e seres de uma obra literária.
O cientista, o jornalista e o historiador devem retratar e descrever objetivamente o que realmente aconteceu num determinado dia, hora e evento; envolvendo pessoas e fatos reais, documentos não inventados. Nesta comparação de valores, percebemos a diferença entre texto literário e nãoliterário.
As personagens criadas pelo escritor vivem e demonstram personalidade dentro do conteúdo por ele criado e refletem características de pessoas reais. A Literatura cria e recria a realidade, inventando pessoas, cenários, histórias e identidades.
Podemos conceituar a Literatura como ficção, uma ficção que recria uma realidade, que possui o potencial de adaptar uma obra a fatos reais ou simplesmente expressa fatos imaginários. A ferramenta da Literatura é a palavra, que segue o estilo subjetivo de cada autor que interpreta a realidade sob o seu ponto de vista ou analisa o ponto de vista de uma sociedade e época.
O texto literário permite mais de uma interpretação, enquanto que o nãoliterário procura não dar vazão a interpretações diversas, mesmo que gere opiniões. Os textos literários são escritos basicamente em dois formatos, a poesia e a prosa.
Miguel de Cervantes
(1547-1616), escritor espanhol. 1