O quinze
Alunas: Número
[pic]
Autora: Rachel de Queiroz
Belo Horizonte
2012
A obra literária possui semelhanças com o Movimento Literário da época: O Modernismo, mas que ainda contém influencia do romance Realista/Naturalista. O Livro se concentra na sociedade brasileira do século XX, mostrando a realidade do Nordeste Brasileiro daquela época.
O título do livro evoca a terrível seca do Ceará de 1915. O Quinze é um romance regionalista de temática social. Não passa uma total separação entre ricos e pobres, a fusão entre as duas classes acontece através de Conceição que pertence aos dois mundos. Não apontando ‘ bons pobres’ e ‘ maus ricos’, nem inocentes ou culpados.
O Quinze apresenta muitas características de acordo com a escola literária. E dentre elas estão:
• O Interesse pela realidade brasileira
‘’ Do que tenho pena é do vaqueiro dela... Pobre do Chico Bento, ter de ganhar o mundo num tempo desses, com tanta família!
- Ela já está fazendo a trouxa. Diz que vai para o Ceará e de lá embora pro norte... ‘’
• A busca de um a linguagem mais simples e coloquial
‘’ Ô sorte, meu Deus! Comer cinza até cair morto de fome’’
‘’ Limpa- Trilho! Josias! Pra dentro, seus sem vergonha! ‘’
• Revisão Crítica de nosso passado histórico- cultural
O livro é lançado em 1930, porém aborda a seca de 1915. Portanto, a autora volta ao passado do Brasil quinze anos para escrever a obra.
• Temas extraídos do cotidiano
‘’ Chegou uma cunha com o café. E a conversa continuou a correr animada, enquanto a velha, que mandara trazer a almofada para o alpendre, trabalhava, trocando os bilros com ruído’’.
Quando o livro O Quinze foi escrito o Brasil passou por várias transformações que apontavam para uma modernização da vida política, social e cultural do país. Politicamente, vivia-se o período de