O que é Ética e CIdadania?
Ética => do grego, ethikós - costume, comportamento.
A ética constitui um conjunto de normas, informais e relativamente flexíveis, que estabelece um padrão para o comportamento dos indivíduos num determinado grupo.
A partir da opinião comum, ou seja, de um consenso entre as pessoas que convivem em comunidade/sociedade sobre o que é correto ou não, geram-se regras que permitem às pessoas um convívio mais pacífico.
Apesar de o termo "ética" definir, essencialmente, regras não-escritas, associações como os Conselhos profissionais (CRM, CRP, CRO...) podem oficializar um Código de Ética, que serve para que seja mais fácil determinar quando um profissional agiu de maneira incorreta, podendo assim aplicar a ele a devida punição (que será feita dentro dos próprios círculos de atuação desta associação).
Cidadania são os direitos e deveres do cidadão. Ela pode ou não ser exercida, mas, ao contrário da Ética, que só existe quando o próprio indivíduo a reconhece e a impõe a si, a cidadania é concedida à pessoa quando o grupo (o país onde ele mora, por exemplo) o reconhece como cidadão.
Assim como a ética, o conceito de "cidadania" é flexível, pois é determinado por cada grupo social chega a certo acordo sobre quais são os comportamentos a serem tomados para que a vida em sociedade esteja livre de conflitos.
Segundo o Aurélio, cidadão é aquele indivíduo no gozo dos direitos civis e políticos de um Estado, ou no desempenho de seus deveres para com este. Habitante da cidade. Indivíduo, homem, sujeito.
Do ponto de vista da filosofia, o objetivo deste trabalho é alcançarmos algo muito além da mera descrição do Aurélio. No nosso entendimento ser cidadão é ser chamado às responsabilidades para lutar pela defesa da vida com qualidade e do bem-estar geral.
Definido então o que é ser cidadão, ser ético e ter moral, vamos fazer abordagens de conduta da sociedade para que você se auto-avalie. A nossa intenção é fazer você pensar,