O que é o homem?
A condição humana e a filosofia
O homem é um ser curioso, um ser que se inquieta com as coisas, que as interroga e se ocupa com suas interrogações, ou seja, que busca resposta.
Mas, o que é o homem?
Sempre que fazemos pensamentos, vemos ou cimos momentos em nossas vidas, a filosofia esta sempre presente, sendo parte integrada dela, ou descrevendo como deveria ser em seu futuro. O homem é o principal objeto da filosofia.
O homem, através das suas diferenças defronta-se com seu comportamento, pois o homem é um ser surpreendente; sua mudança é constante, seus hábitos, costumes, crenças e culturas. A palavra “razão” é o que predomina em seu vocabulário.
O homem domina todo o espaço que encontra, ele infelizmente interfere até no espaço animal. O homem sempre visa seu objetivos, sem se importar se irá destruir outras vidas, o homem ao mesmo tempo que constrói, destrói tudo num simples piscar de olhos, o homem fez deste mundo um barril de pólvoras que a qualquer momento pode explodir.
O homem é um ser que tem atitudes que muitas vezes deixam a desejar, nos deixam entristecidos e com os corações feridos.
Um dia tudo isso terá um fim, o Criador de todas estas coisas irá nos perguntar: O porque de tanta maldade, de tanta violência, de tanta desordem e também, falta de humanidade.
Experiência Religiosa
A religião pode ser definida como um conjunto de crenças e práticas (ritos), relativos a certos sentimentos manifestados perante o divino por uma dada comunidade de crentes, obrigando-os a agir segundo uma lei divina para puderem ser salvos, libertos ou atingirem a perfeição. Cada religião defende um conjunto de valores cuja validade pretende ser universal.
As manifestações religiosas são tão antigas e estão de tal modo difundidas que nos é difícil imaginar o