O que é a Sociologia
Uma grande maioria de concepções é consideravelmente influenciada pelo pensamento social. Corroborando com a citação “As pessoas não costumam reconhecer o caráter condicionante dos fatos sociais. Isso ocorre porque as pessoas geralmente obedecem livremente os fatos sociais, acreditando que estão agindo por escolha própria.”, em inúmeras circunstâncias, os indivíduos, inconscientemente, tendem a assimilar uma convicção como verdade simplesmente pelo fato de que isto é o senso comum. Como se o fato de algo ser amplamente aceito como verdade não requeresse questionamento e análise para a validação de sua legitimidade.
Esse aspecto social é um dos principais componentes que definem nossa realidade. A sociologia busca esclarecer o conceito de que a crença que orienta uma escolha não se resume a algo pessoal, como muitos indivíduos acreditam, mas a uma idéia compartilhada por um determinado grupo. E que se as motivações reais para uma crença não se resumem a uma livre escolha integralmente individual, o aparato social tem substancial responsabilidade pelas condições que nos circundam.
A observação através desta perspectiva permite elucidar que muitas das nossas escolhas, que na verdade são influenciadas por uma concepção social, são oriundas de um pensamento social que determina as diferenças ditando quem serão os favorecidos e quais serão vítimas desta idéia, logo é digna de questionamento e, por tanto, pode promover uma conscientização que acarrete uma