O que é a história
Professor: André
Gabriela Coutinho Sales 1º/2014
No decorrer da evolução da humanidade, o que nos moveu a fazer grandes descobertas, foi à curiosidade. Antes mesmo da escrita, eram documentadas informações relevantes para a sobrevivência dos povos que ali viviam. E assim registros eram feitos e guardados por anos, ou se perdiam no tempo. Mas também havia tradições, culturas que eram passadas por várias gerações. Encontram-se, então, diversas maneiras de se estudar a história e pesquisá-la.
Mas a grande questão seria até quando ela seria uma verdade, com tantos meio de pesquisas disponíveis e tantas informações que podem ser interpretadas de diversas formas. E são essas diversas formas, que podem ser como questionamos o que a história é de verdade. Ou melhor, se o que ela estuda, é uma verdade. Acredito que a história seriam os fatos divididos em várias perspectivas, que sempre nos levam a outros questionamentos e que precisamos sempre estar inquietos e dispostos a conhecer mais. Levando-nos sempre a um caminho multidisciplinar, onde é preciso à ajuda de outras áreas do conhecimento, como a antropologia, sociologia, literatura e muitas outras.
Por isso, considero quase impossível dissociar a história do nosso cotidiano, pois a nossa volta, a cada coisa que nos cerca, percebemos a história se fazendo presente e chamando atenção para o fato de que não podemos passar despercebidos por ela, porque no presente, nós também construímos a história. Essa que não é exata, e nem sei se podemos classificá-la como uma verdade, uma vez que os fatos podem manipulados, mas podemos utilizá-la como uma maneira de compreender o que estamos vivendo e como isso influência no modo como nos comportamos e entendemos o mundo.