O que é a filosofia?
philos + sophia amor + sabedoria
Portanto, na base desta disciplina está o amor pela sabedoria, amor este que se traduz no conhecimento (teórico e prático) do Homem sábio. Assim, este conhecimento incide sobre toda a ciência, conhecimento e sabedoria racionais: as concepções sobre todos os seres e coisas e os seus respectivos papéis no Universo, incluindo também os processos que levam a essas concepções.
No entanto, esta descrição leva à óbvia conclusão de que a Filosofia se assemelha a outras disciplinas. Exploremos então essas semelhanças e diferenças:
Poesia - Debruçam-se sobre os mesmos temas, mas a Filosofia baseia-se apenas na razão e a Poesia explora a emoção.
Religião - Debruçam-se sobre os mesmos temas, mas a Filosofia baseia-se na experiência e a Religião baseia-se na revelção mística e na fé.
Ciência - Debruçam-se sobre alguns temas em comum, mas a Ciência utiliza diversos conceitos (tempo, espaço, movimento, causa, número, prova, verdade, lógica) como verdades absoltutas a partir dos quais analisa tudo, enquanto a Filosofia esforça-se por examinar, definir e validar esses mesmos conceitos usados pela Ciência. Por exemplo, tudo se rege segundo leis mecânicas e materiais, leis essas que são descobertas pela Ciência. Contudo, a mente humana, por exemplo, parece nunca se conformar com exactidão a essas leis - a razão disto é estudada pela Filosofia.
Observando as diferenças entre estas disciplinas, podemo-nos aperceber que o método de atingir o conhecimento é igualmente importante: procura-se a