O que é a engenharia civil?
É uma das mais antigas habilitações em Engenharia. A primeira instituição regular de ensino de Engenharia no Brasil foi a Real Academia de Artilharia, Fortificação e Desenho, fundada em 1792 no Rio de Janeiro. Em 1822 passou a chamar-se Academia Imperial Militar e, em 1823, foi permitido o ingresso de civis. Em 1874 desvinculou-se do exército e foram criados três cursos: Engenharia Civil, Engenharia de Minas e Engenharia de Artes e Manufaturas. A Engenharia Civil na Mauá iniciou suas atividades em 1968. Compete à Engenharia Civil o planejamento, o projeto, a implantação, a operação, a melhoria e a manutenção de sistemas de obras estruturais ou não estruturais com vista à melhoria da qualidade de vida, otimização da produtividade, geração de energia. Compete ainda especificar, prever e avaliar os resultados obtidos desses sistemas para a sociedade e o meio ambiente, recorrendo a conhecimentos especializados da matemática, física, ciências humanas e sociais, com os princípios e métodos de análise e projeto da engenharia."
O que faz o engenheiro civil?
O campo de atuação do engenheiro civil sempre foi muito amplo e diversificado. Modernamente, exige-se a formação de um profissional habilitado para atender obras tão distintas quanto um edifício residencial, uma ferrovia, um aeroporto, uma usina hidrelétrica, uma rede para serviços de telecomunicações ou o sistema de saneamento básico de uma cidade, além de todas as obras de infraestrutura urbana e interurbana. Assim, é alto o grau de diversidade e complexidade que a atividade exige de seus profissionais, com conhecimentos profundos em diversas áreas, destacando-se: construção civil, estruturas, geotécnica, recursos hídricos, saneamento e transportes.
Qual a diferença entre o engenheiro civil e o arquiteto?
Na área de construção civil, em particular na área de construção de edifícios, as atividades do Engenheiro Civil e do Arquiteto são complementares. O arquiteto é um