O que é vida
Vida significa existência. Do latim “vita”, que se refere à vida. É o estado de atividade incessante comum aos seres organizados. É o período que decorre entre o nascimento e a morte . Por extensão vida é o tempo de existência ou funcionamento de alguma coisa.
A palavra vida tem um conceito bastante amplo e pode ter vários significados dependendo do contexto onde é inserida:
Vida boa – é uma vida ociosa, sem trabalho ou bastante proveitosa;
Vida social – são todas as manifestações provenientes das relações entre os seres humanos;
Vida orgânica – é o conjunto das funções vitais;
Vida de cão – é uma vida penosa, dura, trabalhosa, de maus tratos ou miserável;
Vida pública – é o exercício de qualquer cargo ou funções ligadas aos interesses do Estado ou da coletividade;
Vida latente – é a vida do órgão vegetal que, estando vivo, não apresenta manifestação de vida (as sementes maduras são órgãos com vida latente);
Vida eterna – é a existência espiritual depois da morte;
Vida unitiva – em Teologia, é a vida de perpétua união com Deus;
Danado da vida – é estar furioso, zangado, indignado;
O que é Vida?
Roberto Takata
Introdução
Em sendo a BIOLOGIA o ramo das Ciências que estuda os seres vivos, seria de se esperar que a definição de VIDA – o objeto final de estudo do campo – fosse um pré-requisito para todas as pesquisas da área.
Não é, contudo, exatamente o que ocorre. Não existe uma definição universalmente aceita pelos biólogos do que seja VIDA, ainda assim eles não hesitam em estudá-la: e até mesmo em procurá-la em outros cantos do universo. Mas como estudar algo que não se sabe o que é?
Pode parecer um tanto paradoxal – e, de fato, não deixa de ser – porém, de outro lado, estuda-se algo justamente para se descobrir o que o objeto estudado é (quais as suas características, o que faz, como surgiu, do que é feito, etc.). Além disso, independentemente de uma definição precisa, sabemos desde criança que um cavalo é um ser vivo,