O que é UML ?
UML é um acrônimo para a expressão Unified Modeling Language. Pela definição de seu nome, vemos que UML é uma linguagem que define uma série de artefatos que nos ajuda na tarefa de modelar e documentar os sistemas orientados a objetos que desenvolvemos.
Ela possui nove tipos de diagramas que são usados para documentar e modelar diversos aspectos dos sistemas.
A maioria dos problemas encontrados em sistemas orientados a objetos tem sua origem na construção do modelo, no desenho do sistema. Muitas vezes as empresas e profissionais não dão muita ênfase à essa fase do projeto, e acabam cometendo diversos erros de análise e modelagem. Isso quando há modelagem, pois nós profissionais da área sabemos que muitas vezes o projeto começa já na fase de codificação.
Diagrama de Casos de Uso
Esse diagrama documenta o que o sistema faz do ponto de vista do usuário. Em outras palavras, ele descreve as principais funcionalidades do sistema e a interação dessas funcionalidades com os usuários do mesmo sistema. Nesse diagrama não nos aprofundamos em detalhes técnicos que dizem como o sistema faz.
Este artefato é comumente derivado da especificação de requisitos, que por sua vez não faz parte da UML. Pode ser utilizado também para criar o documento de requisitos.
Diagramas de Casos de Uso são compostos basicamente por quatro partes:
Cenário: Sequência de eventos que acontecem quando um usuário interage com o sistema.
Ator: Usuário do sistema, ou melhor, um tipo de usuário.
Use Case: É uma tarefa ou uma funcionalidade realizada pelo ator (usuário)
Comunicação: è o que liga um ator com um caso de uso.
O objetivo de um caso de uso é ser compreensível para os usuários leitos em informática; auxiliar a tarefa de análise, especificando funcionalidades e comportamento do sistema; delimitar o sistema e servir de base para derivar casos testes.
Os casos de usos podem se relacionar entre outros casos de usos e com outros atores diferentes, dependendo da