O que é uma resenha
Resenha, segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas (1994, p. l), é um "texto com autoria declarada, que apresenta e discute idéias, métodos, processos, técnicas e resultados nas diversas áreas do conhecimento".
TIPOS DE RESENHA
A ABNT reconhece dois tipos: – Resenha original: quando apresenta temas ou abordagens próprias. Geralmente relata resultados de pesquisa e é chamado em alguns periódicos de artigo científico. – Resenha de revisão: quando resume, analisa e discute informações já publicadas. Geralmente é resultado de pesquisa bibliográfica.
QUAL A ESTRUTURA RECOMENDADA?
Elementos pré-textuais: – Título: a resenha deve ter um título que expresse seu conteúdo. – Autoria: a resenha deve indicar o(s) nome(s) do(s) autor(es) acompanhado de suas qualificações na área de conhecimento. – Resumo: parágrafo que sintetiza os objetivos do autor ao escrever o texto, a metodologia e as conclusões alcançadas. – Palavras chave: termos escolhidos para indicar o conteúdo da resenha.
Elementos textuais: Texto: composto basicamente de três partes: Introdução, Desenvolvimento e Conclusão. • A Introdução expõe o objetivo do(s) autor(es), a finalidade da resenha e a metodologia usada na sua elaboração. • O Desenvolvimento mostra os tópicos abordados para atingir o objetivo proposto. Nas resenhas originais, quando relatam resultados de pesquisa, o desenvolvimento mostra a análise e a discussão dos resultados. • A Conclusão sintetiza os resultados obtidos e destaca a reflexão conclusiva do autor.
São considerados elementos de apoio ao texto notas, citações, quadros, fórmulas e ilustrações.
Elementos pós-textuais: – Apêndice: documento que complementa a resenha. – Anexo: documento que serve de ilustração, comprovação ou fundamentação. – Nota Editorial: currículo do autor, endereço para contato, agradecimentos e data de