Meio ambiente no brasil:
O Meio Ambiente e a atuação do profissional da Assistência Social
Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a s disciplinas Direito e Legislação Social, Trabalho Profissional I, Políticas Sociais II e Planejamento Social.
Orientador: Prof.º Jossan Batistuti, Prof.ª Sirlei Fortes de Jesus, Prof.º Rodrigo Zambon e Prof.ª Edna Braun
Belo Horizonte
2011
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO......................................................................................................... 3
2 DESENVOLVIMENTO............................................................................................. 4
3 CONCLUSÃO.......................................................................................................... 7
4 REFERÊNCIAS....................................................................................................... 8
1 INTRODUÇÃO
As mudanças climáticas têm devastado grande parte das regiões no Brasil. O mundo está a cada dia sentindo os efeitos causados pela própria ação humana.
As enchentes nas grandes cidades brasileiras são uma constante, milhares de famílias vivem em áreas de riscos, pode-se afirmar que a classe marginalizada está mais vulnerável aos riscos, por estarem mais expostos em lugares não apropriados para moradias.
Há uma tentativa por parte do governo e também dos ambientalistas para amenizar os efeitos do desenvolvimento capitalista, mas o mesmo é feroz. O acúmulo do capital cresce desenfreadamente, a desigualdade entre as classes está cada vez mais visível. No entanto se o homem quiser pode reverter esta situação tomando decisões próprias, começando individualmente com a organização do lixo, fazendo selecionamento correto e respeitando a natureza.
O Assistente Social como profissional pode intervir e propor novas saídas, levando a população, informações e conscientizando os usuários a preservar o meio ambiente.
2