O que é um problema de pesquisa
O que é um problema
Questão não solvida e que é objeto de discussão, em qualquer domínio do conhecimento. Nem todo problema é passível de tratamento científico. Não são problemas científicos (segundo Kerlinger, 1980): - Problemas de engenharia ( como fazer algo de maneira eficiente. A ciência responde apenas de forma indireta. Exs: “Como fazer para melhorar os transportes urbanos?”, “Como aumentar a produtividade no trabalho?” - Problemas de valor ( aqueles que indagam se algo é bom ou mau, desejável ou indesejável, certo ou errado, melhor ou pior, se algo deve ou não ser feito. Exs: “Os pais devem dar palmadas nos filhos?”, “Qual a melhor técnica para a propaganda?” A pesquisa científica não pode dar respostas a questões de engenharia ou de valor porque os dados não são passíveis de verificação empírica. Um problema é de natureza científica quando envolve variáveis que podem ser tidas como testáveis, que podem ser observadas e manipuladas. Ex: “Em que medida a escolaridade determina a preferência político-partidária?”. Aqui temos duas variáveis relacionando-se: escolaridade e preferência político-partidária.
Formulação de um problema científico
Interesses dependem dos valores sociais do pesquisador (de que gênero, raça, religião, etc) e dos incentivos sociais (sofisticar técnicas empregadas).
a) De ordem prática: Para subsidiar determinada ação. Ex: conhecer o perfil do consumidor de determinado produto para decidir acerca da propaganda a ser feita. Para avaliar certas ações ou programas. Ex: efeitos de um determinado programa governamental na diminuição da população fumante. Para avaliar conseqüências de várias alternativas possíveis. Ex: que sistema de avaliação de desempenho seria o mais adequado para o pessoal de uma determinada empresa. Para prever acontecimentos com o objetivo de planejar uma ação adequada. Ex: como a construção de uma