O Que é um Mito
Um mito é uma narrativa sobre a origem de alguma coisa (origem dos astros, da Terra, dos homens, das plantas, dos animais, do fogo, da água, dos ventos, do bem e do mal, da saúde e da doença, da morte, dos instrumentos de trabalho, das raças, das guerras, do poder, etc.).
O Mito
Um mito (do Grego Antigo μυθος, ou “mithós”) é uma narrativa de caráter simbólico, relacionada a uma dada cultura. O mito procura explicar à realidade, os fenômenos naturais, as origens do Mundo e do Homem por meio de deuses, semideuses e heróis.
A filosofia nasceu realizando uma transformação gradual sobre os antigos mitos gregos a “Mitologia”.
O termo “mito” é utilizado para se referir às crenças comuns (consideradas sem fundamento objetivo ou científico, e vistas apenas como histórias de um universo) de diversos povos. No entanto, até acontecimentos históricos se podem-se transformar em mitos, se adquirem uma determinada carga simbólica para uma dada cultura. Na maioria das vezes, o termo refere-se especificamente aos relatos das civilizações antigas que, organizados, constituem uma “Mitologia”.
Para os gregos, mito é um discurso pronunciado, profético ou proferido para ouvintes que recebem como verdadeira a narrativa, porque confiam naquele que narra; é uma narrativa feita em público, baseada, portanto, na autoridade e confiabilidade da pessoa do narrador. E essa autoridade vem do fato de que ele ou testemunhou diretamente o que está narrando ou recebeu a narrativa de quem testemunhou os acontecimentos narrados.
Acredita-se que o poeta é um escolhido dos deuses, que lhe mostram os acontecimentos passados e permitem que ele veja a origem de todos os seres e de todas as coisas para que possa transmiti-la aos ouvintes. Sua palavra é sagrada porque vem de uma revelação divina. O mito é, pois, incontestável e inquestionável.
Mito e a origem do mundo e de tudo
I. Encontrando o pai e a mãe das coisas e dos seres, isto é, tudo o que existe decorre de relações entre