O que é um editorial de moda
O editorial de moda é um dos mais poderosos instrumentos de divulgação para quem respira e faz moda. Seu objetivo é aplicar conceitos e comportamentos por meio de ensaios fotográficos, sempre com imagens fortes e marcantes.
Muitos são os profissionais envolvidos na realização de um editorial: o produtor, que é responsável por encontrar local, ir atrás de autorizações, vasculhar roupas e acessórios em lojas, além de escalar boa parte da equipe; o stylist, que cuida da parte de montar o visual dos modelos para as fotos; além, é claro, de maquiadores, cabeleireiros e fotógrafo. Na maioria das vezes o produtor acumula a função de stylist, como foi meu caso até hoje.
O primeiro passo para montar qualquer editorial é juntar fotógrafo, produtor e editor da revista ou jornal para uma reunião de briefing, onde é traçado o conceito da imagem que deseja se passar para o leitor.
A partir daí inicia um longo e cuidadoso processo de pesquisa, que pode ser feito através de desfiles, sites, vitrines, livros, revistas, sendo que alguns podem nem ser referentes a moda. Nesta hora, começa a criação da imagem, que deverá ir para o story board, que é um quadro com desenhos ou fotos semelhantes as que serão feitas, contendo referências de luz, pose e cenários. A pesquisa também inclui referências de maquiagem e cabelo que serão mostrados aos profissionais. Todos devem receber a referência antecipadamente para poder se preparar com equipamentos, materiais e, também, com a criatividade.
Cada um tem uma forma de trabalhar, tanto no processo de pesquisa, quanto na montagem e acompanhamento do editorial. Eu, como sou também arquiteta, penso em esboços de imagens e desenho uma história a ser contada.
Durante esta etapa curto discutir a ideia com o fotografo e analisar em conjunto se a luz, cenário e o todo em si é possível para ficar como quero e imagino.
Vencida esta etapa faço a seleção dos modelos que se encaixam no perfil, e