O que é trabalho
RESENHA 2
ALBORNOZ, Suzana. O que é trabalho. 9ª edição. São Paulo: Brasilense, 2012.
Jakson dos Santos Ribeiro.1
Suzana Albornoz, graduada em Ciências Sociais pela PUCRS, Mestrado em
Histoire et Civilisations pela EHESS- França, Mestrado em Filosofia pela UFRG e
Doutorado pela UFMG, desenvolveu diversos trabalhos sobre ética, violência e trabalho. No livro O que é trabalho? cria uma dinâmica leve ao compor seu texto, tornando o mesmo com uma linguagem de fácil compreensão. O leitor certamente conseguirá realizar pontes de análise em relação a vários contextos históricos, como também pode fazer vinculações a eventos históricos desde a antiguidade até os dias atuais. Utilizando de uma linguagem simples, mas com densidade filosófica, a autora buscar trazer uma reflexão sobre o sentido do trabalho para sociedade capitalista. Desse modo, apresenta em seus capítulos como a palavra trabalho foi constituída historicamente dentro das temporalidades históricas. Nessa perspectiva, a autora apresenta como o sujeito-homem foi percebendo a própria relevância da ação do trabalho no espaço social em que vive e ficando em evidencia que o efeito da ação advinda do trabalho abre portas para transformação na sociedade, como também cria elementos para sua própria definição e representação enquanto individuo participe das atividades que envolva o labor.
A autora faz um percurso reflexivo sobre os efeitos do trabalho nas sociedades industriais, na qual nos conduz a percebemos as diferencia entre o trabalho, o labor e a própria ideia de possuir um emprego. Um dado para pensarmos que dentro dos espaços de trabalho essas palavras acabaram se tornando sinônimos.
Suzana Albornoz também traz à tona as concepções dos tipos de trabalho que existem e produzem efeitos diversos na sociedade, como também são recebidos de formas diversas. No livro a autora cita dois tipos de trabalho: o intelectual e o