O que é startups
Startup é uma organização com base tecnológica que ainda está buscando seu modelo de negócio e precisa ajustar seu produto no mercado. Nesse processo, ela atua em um ambiente incerto e, dessa maneira, precisa ter escalabilidade. Além disso, uma startup deve apresentar uma inovação de produto, modelo de negócio ou algum diferencial em seus processos. Startup é vista como uma grande oportunidade para pequenos empreendimentos que não completamente certos de que suas ideias lhe trarão rentabilidade e se serão viáveis ao mercado atual.
Por serem promissoras, as startups são responsáveis por atrair diversos investidores que aproveitam para utilizar as ideias como uma forma de melhoria do seu próprio negócio, permitindo a elas o ganho de visibilidade no mercado. Como o mercado de tecnologia está em alta, o crescimento de uma startup pode ser exponencial e muito rápido. O mesmo acontece com o seu valor de mercado.
No Brasil o startup começou a ser popularizado nos anos 1990, nos Estados Unidos, quando houve a primeira grande bolha da internet. Muitos empreendedores com ideias inovadoras e promissoras, principalmente associadas à tecnologia, encontraram financiamento para os seus projetos, que se mostraram extremamente lucrativos e sustentáveis. Contudo, há quem diga que será muito conhecida nos meses que se seguem. Assim, muitos definem qualquer empresa que esteja em fase inicial como um startup, outros, no entanto, dizem que se trata de uma empresa que consegue gerar lucros de forma rápida e cada vez maiores. Já, por definição de mercado e de muitos especialistas, qualquer pequena empresa em seu período inicial, aproximadamente nos dois primeiros anos, pode ser considerada uma startup.
Uma das principais características de uma startup é que ele sempre marcada por um cenário de incertezas afinal, é importante que seja claro para o empreendedor que tudo são “chutes” e precisa ser testado para saber se o negócio é viável ou não. O fator determinante