cara de lajota
2 – Os protocolos são responsáveis pelo envio de pacotes, confirmação de chegada dos mesmos, conexão com hosts, etc, além de várias outras funções reservadas a cada tipo de protocolo
3 – Aplicação – Dados Transporte – Segmento Rede – Pacotes Física – Bits
4 - À medida em que um pacote se move para baixo através das camadas de protocolo na máquina de origem e para baixo através das camadas em um roteador, as transformações sofridas pelo pacote são chamadas de encapsulamento. Encapsulamento significa que o pacote original é encapsulado ou envolvido por um cabeçalho ou header (e para algumas camadas, um reboque - ou trailer), resultando em um pacote maior. Cada camada realiza o encapsulamento para adicionar as informações específicas dessa camada no pacote. Da mesma forma, como o pacote vai para cima através das camadas de protocolo em um roteador e na máquina de destino, estes cabeçalhos são removidos em um processo chamado desencapsulamento (fonte: http://www.lnaffah.com/stack/StackExplanation.html)
5 - RFCs são documentos técnicos desenvolvidos e mantidos pelo IETF (Internet Enginnering Task Force), instituição que especifica os padrões que serão implementados e utilizados em toda a internet. Cada um deles deve detalhar o funcionamento de todos os aspectos do protocolo proposto. A RFC 3286, por exemplo, possui todas as especificações necessárias para a implementação do controle de fluxo de dados, também conhecido como streaming, e assim permitir que sites como o Youtube, Vimeo e DailyMotion funcionem.(fonte: http://canaltech.com.br/o-que-e/internet/O-que-e-um-RFC/#ixzz2xrDlsKF2)