Laje
Neste trabalho iremos abordar o tema laje. Onde é um elemento muito presente na construção civil, que possui a finalidade de servir como piso ou cobertura, tendo especificações diferentes dependendo de sua função. A norma define placas como sendo elementos de superfície plana sujeitos principalmente a ações normais o seu plano. As placas de concreto são usualmente denominadas lajes e a norma estipulam que lajes com espessura maior que 1/3 do vão devem ser estudadas como placas espessas. Então iremos estudas dois tipos de lajes, bem como tais lajes maciças e lajes pré-moldadas.
O que é Lajes
Lajes são elementos estruturais planas e horizontal de pedra ou concreto armado, apoiada em vigas e pilares, que divide os pavimentos da construção. As mais comuns são as de concreto armado, executadas no local, ou as pré-moldadas de concreto, compostas de vigotas “T” ou vigotas treliçadas e lajotas (tavelas).
As lajes são estruturas destinadas a servirem de cobertura, forro ou piso para uma edificação. Feitas de concreto armado, elas podem ser pré-moldadas ou concretadas no próprio local. As lajes concretadas no local, também chamadas de lajes maciças de concreto armado.
Além de serem utilizadas em edificações residenciais e comercias, tem utilidade também em galpões industriais, pontes, reservatórios, estruturas de contenção de terras, pistas de rodovias e aeroportos, etc. Quanto ao material constituinte, as lajes podem ser de concreto armado ou protendido. O dimensionamento e o detalhamento das lajes são feitos de forma simplificada como se elas fossem isoladas das vigas, com apoios (charneiras) livres à rotação e impedidas ao movimento de translação, levando-se em conta a continuidade entre lajes adjacentes.
A NBR 6118:2003 estabelece que uma peça pode ser tratada como laje se a altura da seção for inferior a cinco vezes a sua largura.
As lajes pré-moldadas são as mais econômicas e mais simples de executar.
Quais são os