O que é Sociologia.
O que é sociologia?
A sociologia é a disciplina que estuda, valendo-se dos conhecimentos especializados das demais Ciências Sociais, os aspectos gerais do fenômeno social, buscando, sempre que possível, apontar soluções ou alternativas para os problemas existentes.
Conhecimento sociológico oferece vantagens de duas ordens: contribui para a satisfação puramente científica e filosófica que nos dá qualquer ampliação de nosso acervo intelectual e fornece subsídios de ordem prática.
*Fortalecimento da burguesia (séc. XVIII) problemas sociais passaram a ocupar a mente dos pensadores com uma frequência e intensidade antes inexistentes.
*Principal marco do surgimento da Sociologia ILUMINISMO (supera o fatalismo da época). Reformadores sociais MODERADOS Propriedade privada e existência de classes sociais não são problemas ou fonte deles. Deram origem ao que mais tarde foi conhecido como
LIBERALISMO E CONSERVADORISMO, também ao POSITIVISMO. Opunham-se às injustiças impostas pela aristocracia.
Reformadores sociais RADICAIS Propriedade privada e classes sociais SÃO o problema, são as causas fundamentais das misérias humanas. Deram origem a quase todas as doutrinas SOCIALISTAS.
Henri de Saint-Simon, o Fundador.
Para ele, Rev. Francesa fruto da luta de classes: Aristocracia X Industriais (produtores).
No futuro: as sociedades tornar-se-iam orgânicas , comandadas por uma elite técnicocientífica.
Humanidade progride em três etapas:
1ª Teológica: mundo quase exclusivamente interpretado em termos religiosos;
2ª Metafísica: em termos filosóficos;
3ª Positiva: científica.
A Corrente Positivista
Deu origem ao organicismo de Herbert Spencer. O organicismo via nas sociedades um fenômeno semelhante aos organismos biológicos, existiriam órgãos especializados: circulatórios (estradas ferrovias), de comunicação (telégrafo), etc., em tudo análogos, respectivamente, aos sistemas vascular e nervoso.
Positivismo Moderno (ÉMILE DURKHEIM) Isenção de juízos