Trabalho
Os componentes básicos dos processadores são:
UC (Unidade de Controle)- É o mais próximo de “cérebro eletrônico” dentro do processador, é responsável por controlar a Unidade Logica e Aritmética e também é responsável pela organização e funcionamento de diversas tarefas do processador.
ULA/UAL (Unidade Logica e Aritmética)- É o circuito responsável por realizar as operações matemáticas requisitadas por determinados programas. Os processadores mais atuais tem outra unidade para processamentos aritméticos, a Unidade de Ponto Flutuante que serve para cálculos com números maiores, de 64, 138 bits.
Registrador- São a memoria do computador, para que o processador saiba o que fazer com os dados, ele precisa de instruções que ficam armazenadas no registrador. Essas memorias orientam a ULA a calcular e dar sentido aos dados que recebe.
Além desses componentes básicos os processadores também possuem o cache que é um espaço reservado para o armazenamento de informações que são constantemente requisitadas pelos componentes, com essas informações que estão armazenadas no cache há uma redução no tempo de transmissão entre o processador e os componentes.
A velocidade de troca de dados do processador com o sistema é medida em Hertz, por exemplo um processador que oferece 2.0 GHz pode realizar 2 bilhões de ciclo por segundo.
Os núcleos são o centro onde são realizado os processamentos de dados, quanto mais Core um processador tiver mais capacidade de processar os dados rapidamente ele terá.
O primeiro processador do mundo foi o Intel 4004, lançado em 15 de novembro de 1971, criado para ser