Pesqisa Descritiva
As pesquisas se classificam quanto a abordagem (qualitativa, quantitativa e mista), quanto aos objetivos (exploratória, descritiva e explicativa), quantos aos procedimentos (documental, bibliográfica, experimental, operacional, estudo de caso, entre outros). Neste trabalho será abordada a classificação da pesquisa quantos aos seus objetivos: exploratória, descritiva e explicativa.
Pesquisa Descritiva Na pesquisa descritiva o pesquisador apenas observa os fatos, apenas os descreve e os registra, sem quaisquer interferências neles. Esta é uma pesquisa que tem por objetivo descrever e analisar fatores ou variáveis que se relacionam com a população ou o fenômeno estudado. Nessa pesquisa é fundamental que não haja a interferência do pesquisador, ou seja, os fenômenos devem ser estudados mas não manipulados pelo pesquisador. Este deve, apenas, descobrir como funciona e se estrutura um sistema, com que frequência ocorre o fenômeno, estabelecer relações entre as variáveis no objeto de estudo, entre outros. Envolve o uso padronizado de técnicas para a coleta destes dados, tais como: Observação sistemática e questionários. “Incluem-se, entre as pesquisas descritivas, a maioria daquelas desenvolvidas nas ciências humanas e sociais, como as pesquisas de opinião, mercadológicas, os levantamentos socioeconômicos e psicossociais.” (PRODANOV, Cleber Cristiano 2013), as pesquisas do IBGE, por exemplo. A diferença entre a pesquisa descritiva e a pesquisa experimental é que enquanto a pesquisa descritiva busca analisar, classificar e interpretar os fatos que ocorrem, a pesquisa experimental busca demonstrar as causas ou o modo pelo qual um fato é produzido. Dissertação de natureza descritiva escolhida para exemplo:
Título: Sentidos atribuídos à violência intrafamiliar contra crianças e adolescentes pelos profissionais de saúde da família: desafios e potencialidades da assistência
Autor: