O que é sociologia
O que é sociologia?
Página 05:
O século XVIII constituiu um marco importante para a história do pensamento ocidental e para o surgimento da sociologia.
Página 06:
A formação de uma sociedade que se industrializava e urbanizava em ritmo crescente implicava a reordenação da sociedade rural, a destruição da servidão, o desmantelamento da família patricial etc.
Página 07:
Um dos fatos de maior importância relacionados com a revolução industrial é sem dúvida o aparecimento do proletariado e o papel histórico que ele desempenharia na sociedade capitalista.
Página 08:
O surgimento da sociologia, como se pode perceber, prende-se em partes aos abalos provocados pela revolução industrial, pelas novas condições de existência por ela criadas.
Página 09:
O pensamento filosófico do século XVII contribuiu para popularizar os avanços do pensamento científico.
Página 10:
É a indução, e não a dedução, que nos revela a natureza do mundo, e a importância da observação enquanto instrumento para a obtenção do conhecimento.
Página 11:
Combinando o uso da razão e da observação, os iluministas analisaram quase todos os aspectos da sociedade.
Página 12:
A burguesia, ao tomar o poder em 1789, investiu decididamente contra os fundamentos da sociedade feudal, procurando construir um Estado que assegurasse sua autonomia em face da Igreja e que protegesse e incentivasse a empresa capitalista.
Página 13:
O objetivo da revolução de 1789 não era apenas mudar a estrutura do Estado, mas abolir radicalmente a antiga forma de sociedade, com suas instituições tradicionais, seus costumes e hábitos arraigados, e ao mesmo tempo promover profundas inovações na economia, na politica, na vida cultura etc.
Página 14:
A tarefa que esses pensadores se propõem e a de racionalizar a nova ordem, encontrando soluções para o estado de “desorganização” então existente.
Página 15:
A França, no início do século XIX, ia se tornando visivelmente uma sociedade industrial, com uma introdução