O que é sociologia
Mychelle Innwinkl Varella Caggiano
Para o autor no livro, ele deixa claro que a sociologia para alguns representa uma poderosa arma de serviço dos interesses dominantes e para outros ela é a expressão teórica dos movimentos revolucionários.
O conjunto de conceitos, técnicas e métodos de investigação que explicam a vida social foi o que possibilitou o surgimento, a formação e o desenvolvimento da sociologia. Ao resumo de tudo, sociologia é a compreensão sobre a sociedade moderna.
CAPÍTULO I - O SURGIMENTO
No livro, a sociologia é vista como uma das manifestações do pensamento moderno. Ela surge no momento da desagregação da sociedade feudal e da consolidação da civilização capitalista, representando o resultado da elaboração de um conjunto de pensadores que se empenharam em compreender as novas situações de existência. Constitui-se de um marco importante no século XVIII que é fundamental para o surgimento da sociologia. As constantes transformações econômicas, políticas e culturais se aceleraram causando problemas e a dupla revolução - a industrial e a francesa - havia dois lados de um mesmo processo, ou seja, a instalação definitiva da sociedade capitalista. Com relação a cada avanço a consolidação da sociedade capitalista representava a desintegração, o solapamento de costumes e instituições até então existentes e com isso muitas pessoas tiveram que mudar suas formas habituais de vida. Nesse período teve um aumento de prostituição, suicídios, alcoolismo, infanticídio, criminalidade, violências etc.
E todos esses acontecimentos foram importantes para a sociologia para que se pudesse fazer uma analise da sociedade, colocavam como “problema” ou “objeto” que deveria ser investigado. Deixa-se evidente que o surgimento da sociologia prende-se em parte aos abalos provocados pela revolução industrial, pelas novas condições de existência por ela