O que é Sociologia?
Sempre houve discussões sobre papel da sociologia na sociedade, em muitos países quando governados por militares a sociologia já chegou a ser proibida, e acusada de ser um disfarce do marxismo e da revolução.
Mas para muitos a sociologia sempre teve o papel de explicar as inter-relações sociais; mas ela vai muito alem, segue por um caminho que tem a intenção de interferir no rumo desta civilização.
O termo sociologia surgiu somente em 1830, mas acontecimentos como as duas revoluções (industrial e francesa), que cravaram o capitalismo, iniciaram estes pensamentos que desencadearam na sociologia. A sociologia não é fruto de um único filosofo ou cientista, e sim de um conjunto de pensadores que se empenharam para compreender as novas situações de existência.
Esta sociedade que eles procuravam entender vinha em constantes mudanças, à industrialização a manufatura e o sistema fabril, vieram por acabar com as pequenas propriedades rurais, ocasionando em uma superpopulação urbana, vivendo em regimes trabalhistas, sendo explorados por salários de subsistência.
Este padrão de capitalismo ocasionou e desencadeou varias revoltas, e uma luta eterna das classes operarias contra seus empregadores.
A sociologia ao mesmo tempo em que buscava entender a sociedade, analisavam e buscavam modos de aplicar mudanças.
Foi a partir do sec. XVIII com os Iluministas, que com o uso da razão e das observações que conferiram uma clara dimensão critica e negadora ao conhecimento, com isso a sociologia se transformou em um instrumento que permitia vislumbrar outras possibilidades de existência social alem das existentes.
Após as revoluções, a queda do sistema feudal e a tomada de poder pela classe burguesa, a sociologia tomou outro rumo, e não tinha mais o objetivo de conduzir a revolução, e sim o de organizar e conduzir ao aperfeiçoamento da sociedade, levando a estabilização de uma nova ordem.
Aos poucos a sociologia se torna um objeto autônomo, e independente dos