O QUE É SOCIOLOGIA?
Curso De Ciências Da Computação
O QUE É SOCIOLOGIA?
Resenha Do Livro De Carlos B. Martins
Guarapari
2012-2
Para Carlos, a sociologia é o estudo do comportamento social das interações e organizações humanas, e visa melhor sistematizar as compreensões cotidianas da sociedade.
Em sua introdução o autor apresenta o que seria a sociologia, e interpreta como um projeto intelectual cheio de lutas e contraditórias, pois ora esta servindo aos interesses das grandes elites, como também pode ajudar na revolução dos grupos mais oprimidos chegarem ao poder.
O primeiro capítulo, 'o surgimento', mostra que a sociologia não teve um aparecimento, mas sim, foi construída lentamente através das mudanças sofridas pelas cidades, que, no início se configuravam como povoados agrícolas, e num curto espaço de tempo (1780-1860), tornaram-se cidades industriais, inchadas e sem preparo para acolher a massa populacional que a essas cidades se dirigiam. A sociologia inicial buscava ligar-se aos movimentos de reforma conservadora, os quais tentavam instaurar um estado de equilíbrio na sociedade e assim passava a ganhar sua devida importância no estudo sociológico. Essas revoluções mexeram profundamente com o povo europeu, reforçando a crise com o surgimento da revolução industrial.
Com a revolução industrial surge o capitalista como uma nova classe que emergia. Com essas transformações surgidas na sociedade abre uma possibilidade de analise, ou seja, surgimento de um objeto a ser investigado. A sociologia constitui em certa medida de uma resposta intelectual diante das novas situações colocada pela revolução industrial. São citados no capitulo Bentham (1748-1832), pela ação na sociedade; Bacon (1561-1626), pela filosofia científica e Vico (1668-174), que introduz a sociedade como objeto de estudo. Este capítulo se estende até a primeira metade do século XIX. No segundo capítulo, "a formação", a obra se