relatorio
Ao aplicarmos uma força em um corpo sólido, este será deformado na direção de aplicação do esforço, e o ensaio de tração consiste em “esticar” ou alongar o material a partir da aplicação de um esforço.
O ensaio é realizado de acordo com normas, que padronizam tanto a geometria quanto o procedimento de ensaio. A padronização é importante, pois permite a comparação com outros resultados, e a reprodução do ensaio caso necessária.
A partir do ensaio de tração é possível determinar diversas características da amostra, a listar: tensão de escoamento, tensão de ruptura, alongamento, redução de área, carga de ruptura, local e característica da fratura, entre outras.
II – Objetivo
Acompanhar um determinado ensaio de tração para assim obter dados precisos, e após, efetuar os cálculos de:
Tensão no limite de resistência;
Tensão no limite de ruptura;
Deformação e redução de área.
III – Metodologia
O ensaio consistiu em uma aplicação de tração a um determinado corpo de prova de aço de 1020 em formato cilíndrico, sendo este corpo com dimensões de:
Comprimento inicial: 80 mm;
Diâmetro inicial: 8 mm.
IV – Considerações / Resultados
Após fixado o corpo de provas ao equipamento de ensaio, iniciou-se o processo de tração sobe o corpo de provas, chegando assim a se romper após alguns minutos. Depois de se romper, o corpo de prova consequentemente tomou dimensões e medidas diferente como relatadas abaixo:
Comprimento final: 92 mm;
Diâmetro final no pronto de ruptura: 5,8 mm;
Diâmetro final no limite de resistência: 6,7 mm.
Gráfico
Tensão x Deformação
RELATÓRIO DE ATIVIDADE EXPERIMENTAL
Belo Horizonte, Maio de 2013.