O que é relativismo cultural
NEOPRAGMATISMO
O neopragmatismo é uma corrente filosófica que propõe a revisão de conceitos essenciais, tais como verdade e conhecimento. Enquanto a filosofia da ciência busca encontrar os fundamentos últimos do conhecimento exato da realidade, o neopragmatismo busca entender em que medida esse conhecimento pode ser válido do ponto de vista ético e social. Para a Administração, essa corrente filosófica pode trazer novas luzes acerca da epistemologia dos estudos organizacionais e enriquecer o debate funcionalismo versus teoria crítica. Seguem indicações de Pedro F. Bendassolli, doutorando em Psicologia na USP, e Maurício C. Serafim, doutorando em Administração de Empresas na FGV-EAESP, sobre o tema.
RICHARD RORTY: a filosofia do Novo Mundo em busca de mundos novos. Paulo Ghiraldelli Júnior. Petrópolis, RJ: Vozes, 1999. 127 p. O autor apresenta didaticamente a obra do norte-americano Richard Rorty, o mais importante filósofo neopragmatista da atualidade. O livro traz uma biografia do filósofo e, em seguida, trata dos seguintes temas: teoria da verdade, linguagem, metáfora, como alteramos nossas crenças e desejos, educação e filosofia da educação, as críticas de Deleuze e Habermas contra Rorty, e como ele as responde. Finaliza com um artigo do próprio Rorty. Obra essencial para uma introdução ao neopragmatismo.
O PRAGMATISMO: de Peirce a Davidson. John Murphy. Lisboa: Edições ASA, 1993. 191 p. Esta obra foi originalmente concebida para utilização em um curso sobre o pragmatismo. O autor trata dos filósofos pragmatistas – desde os fundadores C. Peirce, W. James e J. Dewey até os contemporâneos W. Quine e D. Davidson – e define como tema central do livro o antirepresentacionismo; isto é, o abandono de uma versão contemplativa do conhecimento e do dualismo aparência e realidade. Além de ser uma ótima referência sobre a história do pragmatismo e o seu desenvolvimento em neopragmatismo, a obra traz uma vasta bibliografia para o