O que é que determina o preço de uma mercadoria
Segundo Marx, o preço de uma mercadoria é determinado pela concorrência entre vendedores e compradores, que pode ser observado em três aspectos diferentes:
- Na concorrência entre vendedores, quando a mercadoria de qualidade igual é oferecida por vários vendedores, aquele que oferecer um preço reduzido irá obter um maior volume de vendas em relação aos outros. Isso faz com que ocorra redução no preço de venda das mercadorias;
- Na existência de uma concorrência entre compradores, ocorre aumento no preço das mercadorias devido o aumento na demanda;
- Há concorrência também ocorre entre compradores (que querem comprar mais barato que conseguirem) e vendedores (que querem vender o mais caro que puderem). A indústria lidera esses dois grupos distintos, mas quem determina o preço é o grupo que se fizer mais forte. Quando a oferta for inferior à procura dessa mercadoria, a concorrência entre os vendedores é muito baixa ou até mesmo pode inexistir. Mas geralmente ocorre o inverso, onde a oferta da mercadoria é maior que a demanda, e faz com que os vendedores concorram entre sí.
Porém, quando há um aumento mais ou menos considerável no preço de uma mercadoria, faz com que a concorrência entre os compradores aconteça, aumentando a demanda e aquecendo os preços.
Em resumo, o preço de uma mercadoria é determinado pela relação entre a procura e aquilo que é fornecido.
Também está relacionado à formação do preço os custos de produção, de modo que em períodos onde o preço da mercadoria suba acima dos custo de produção estejam equilibrados pelos períodos onde os preços estejam abaixo do custo de produção, e vice-versa. Isto é válido para o ramo industrial e para toda classe de fabricantes.